Afonso Cunha – MA. As escolas municipais estão participando do “Atleta na Escola: Programa de Formação Esportiva Escolar”, de iniciativa do Governo Federal e desenvolvido pela Prefeitura de Afonso Cunha. As competições irar até o final da tarde desta sexta-feira (14/06), as Escolas da zona urbana e rural participarão das competições de atletismo para classificar os alunos-atletas com melhores desempenhos para a fase municipal do programa de iniciativa do Ministério da Educação (MEC).
O cujo objetivo é classificar os 03 (três) melhores atletas escolares por faixa etária, gênero e prova, para participar da fase regional, e desta participarão da fase Estadual e por fim Nacional, com o foco de difundir a prática esportiva entre os estudantes, o Programa Atleta na Escola envolve alunos com idade entre 12 e 17 anos.
De acordo com o Prefeito José Leane de Pinho Borges (PMDB), o momento é idôneo para descobrir novos talentos e transformá-los em atletas de alto rendimento para os jogos olímpicos. “A criança pode começar a iniciação esportiva desde cedo, se ela não se transformar em um atleta de alto nível, com certeza vai se transformar em um bom cidadão, pela aquisição de valores que se aprende com o esporte”, comentou. 
Este ano, o foco está sendo nas competições de atletismo onde os jovens podem disputar: corrida de velocidade 75mts de 12 a 14 anos, masculino e feminino; 100mts de 15 a 17 anos, na prova de resistência 1000mts e 3000mts de 12 a 14 e 15 a 17 anos respectivamente. Salto em distância, de 12 a 17 anos. 
Programa

O Brasil irá sediar, em 2014, a Copa do Mundo de Futebol e, em 2016, as Olimpíadas e Paraolimpíadas. Tendo em vista este cenário esportivo ímpar na história brasileira, o “Atleta na Escola: Programa de Formação Esportiva Escolar” surgiu com o objetivo de incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte, desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes de educação básica, estimular a formação do atleta escolar e identificar e orientar jovens talentos.