article image

Cientistas da Universidade de Bradford, Grã-Bretanha, e da Universidade de Greifswald, Alemanha, descobriram um remédio que pode “curar” os cabelos grisalhos e brancos.
Uma pesquisa feita em 2009 pela equipe descobriu que, à medida que envelhecemos, nosso cabelo acumula peróxido de hidrogênio (substância que diluída em solução aquosa se transforma em água oxigenada). Com o acúmulo e o passar do tempo, a substância retira a coloração natural de nossa fibra capilar.
Após a descoberta, a equipe passou a pesquisar formas de impedir a ação do peróxido de hidrogênio. Uma substância chamada pseudocatalase modificada mostrou ser capaz de reverter o processo de embranquecimento dos fios e devolver a pigmentação natural.
Os cientistas também testaram a droga em pacientes com vitiligo e descobriram que a substância consegue devolver a pigmentação da pele. O estudo foi publicado no periódico especializado FASEB, da Federação das Sociedades Americanas para Biologia Experimental.
“Por gerações, vários remédios foram produzidos para tentar esconder os cabelos grisalhos, mas, agora, pela primeira vez, um tratamento real foi desenvolvido para atacar a raiz do problema”, diz Gerald Weissmann, editor-chefe da FASEB. Segundo Weissmann, a descoberta tem “potencial para melhorar radicalmente a vida de muitas pessoas”.