O segundo mandato do prefeito reeleito José Leane de Pinho Borges (PMDB), é destaque na história dos 53 anos do município de Afonso Cunha,  Leane completou 100 dias da nova administração. Dias de mudanças, dias de ajustamentos e de muitos avanços. Os 100 primeiros dias do novo governo foram marcados pela luta de suas conquistas e direitos. No esforço de alguns secretários para dar continuidade ao serviço prestado para comunidade. Na busca de recursos federais para melhoria das áreas urbana e rural e do incremento organizado. Outras conquistas e uma adequação a nova estrutura governamental.

Obras estruturantes continuam

Uma das notícias inéditas para o município é o asfaltamento da MA-123 que liga o Município de Afonso Cunha/Coelho Neto que dará início daqui a 60 dias, de outras obras estruturantes com a pavimentação asfáltica das ruas: Zilmar Bacelar, Walmir Costa, Carlos Araújo, Pedro Neiva Santana e Raimundo de Melo Bacelar. Melhoramento de estradas vicinais e outras deram continuidade. Na infraestrutura, construções e restaurações tem dado uma nova imagem ao município, além de facilitar o acesso às áreas com dificuldade de locomoção, como é o caso de reforma de pontes, melhoramento de estradas vicinais, beneficiando a  população que precisa se deslocar até a cidade. Não formos testemunha da interrupção de obras com a continuidade do governo. Este fator é positivo, o município ganhou dias melhore, e não voltou a estaca zero para se dar inicio as ações. 

A prioridade do governo democrático e popular, é lutar pela a qualidade de vida das famílias Afonsocunhenses como o maior compromisso de sua administração. Na Saúde foram tomadas medidas emergências que pudessem facilitar e agilizar o atendimento e qualidade à população. O sofrimento de pacientes que padeciam nas estradas para outras cidades já faz parte do passado, com a inauguração do Hospital municipal que será inaugurada no início do mês de maio. O município conta com uma farmácia abastecida, ambulâncias aparelhadas, e uma equipe completa, composta por médicos, enfermeiros, técnicos, assistentes sociais e psicólogas, oferecendo um atendimento humanizado.

Na educação o incentivo à formação de professores, diretores e supervisores tem sido o carro chefe da pasta. A Primeira Jornada pedagógica foi um grande exemplo da valorização de profissional que contou com a participação de centenas de educadores que contribuíram significantemente para uma nova era do ensino público municipal. A secretaria que tem uma atuação forte, mostra sua força durante sua gestão, estimulando alunos no incentivo à leitura. Outro item marcante são as diversas reuniões com diretores e supervisores, tanto na zona urbana quanto rural, para tratar do Plano de Ações Articuladas, que tem como objetivo desenvolver ações pedagógicas e estruturais da rede municipal de ensino.

Na Assistência Social a aquisição de carro  adquirido recentemente, vai agilizar os trabalhos das equipes, e compõe o pacote de ações conjuntas entre município e Estado que visam o desenvolvimento das atividades. A sede da secretaria já em novo endereço, tem um espaço mais amplo e com total estrutura para atender a demanda.

A Cultura também não fica de fora, mesmo sem recursos, proporcionou, através da prefeitura as noites de folia durante o carnaval e o tradicional carnaval do Lava-Pratos.

O Esportes, ganha forças com a realização de torneio e campeonatos; tanto na área urbana quanto rural.

A Agricultura e as parcerias firmadas com diversos órgãos, está proporcionando ações em conjunto relacionadas à economia do setor rural, que incluem a parceria em Projetos de Hortaliças e Mandioca dando então sequência aos Projetos . A parceria com Bando do Nordeste, por exemplo, está disponibilizando linhas de crédito e programas que podem ser utilizados pelo produtor rural.


O trabalho da vigilância sanitária e do setor de limpeza pública está renovando a imagem do município. A vigilância vem intensificando seus trabalhos de fiscalização, educação e orientação em bares, restaurantes, açougues e outros. O trabalho visa promover e proteger a saúde da população por meio de ações de preservação às condições de higiene do ambiente.

A turma da limpeza não parou um só dia.  Lixo recolhidos, agilizando a coleta, deixando-a também as vias urbanas mais higiênicas. Essas e tantas outras ações e parcerias estão sendo desenvolvidas e muitas outras estão á caminho.

“Caminhamos com passos firmes, buscando parcerias com os governos Estadual e Federal, além da colaboração do setor privado. Embora sejam apenas 100 dias de administração, parece que já se passou muito mais tempo. A cobrança é intensa e sabemos da nossa responsabilidade. Seguimos em frente, com confiança em nossa equipe e muita vontade de trabalhar”, finalizou o prefeito.