Foto: Por que nem todo mundo recebe vacina? 

O objetivo da vacina contra a gripe (influenza) é evitar casos graves e óbitos. Por isso, o Brasil, assim como todos os países que usam essa vacina, segue a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de vacinar os grupos com maior vulnerabilidade. Neste ano, o público-alvo da campanha são pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), crianças entre seis meses e dois anos de idade, profissionais de saúde, indígenas, pessoas privados de liberdade, além dos doentes crônicos e transplantados. São esses grupos que podem ter complicações e gerar outras doenças graves, como a pneumonia bacteriana. Além do mais, estudos mostram que, quando os grupos prioritários são vacinados, é quebrada a cadeia da transmissão de vírus.
 
Ajude o Ministério da Saúde a passar pra frente esse esclarecimento: compartilhe ;)

Ah, tire essa e outras dúvidas em nosso #FAQMS: http://www.blog.saude.gov.br/faqms-perguntas-e-respostas-sobre-vacinacao-contra-a-gripe/

Afonso Cunha - Neste sábado (20), está sendo realizado o dia D de vacinação contra a influenza, na praça da comunidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Afonso Cunha será imunizadas pessoas que fazem parte do grupo prioritário que devem tomar a vacina até o dia 26 de abril. A mobilização deste sábado (20) para a vacinação teve início, às 8 horas e vai até às 17 horas.

Em Afonso Cunha, a vacina vai estar disponível nos postos fixos, em posto volante. Os profissionais de saúde estão envolvidas na campanha. O grupo prioritário é composto por adultos com 60 anos ou mais, crianças menores de dois anos, gestantes, mulheres que deram a luz recentemente, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além de trabalhadores de saúde.

Durante o dia D de vacinação contra a influenza, os postos de saúde também vão intensificar a vacinação contra a hepatite B. O objetivo é diminuir a incidência da doença, principalmente entre adolescentes e adultos jovens, que constituem a população mais vulnerável. Também estará disponível vacina contra o tétano.

Segundo dados do Ministério da Saúde, estudos demonstram que a vacinação contra a influenza pode reduzir entre 32% a 45% do número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% da mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60% e o risco global de hospitalização e morte, em cerca de 50% a 68%, respectivamente.

Dia D de vacinação contra a influenza

Sábado (20), das 8 às 17h.

Grupo prioritário

Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos
Gestantes
Crianças de 6 meses a menores de 2 anos
Puérperas
Comorbidades
Trabalhadores da Saúde que atuam no enfrentamento à Influenza

Vacinas disponíveis

Influenza Trivalente
Dupla Adulto (DT) - contra o tétano (atualização dos esquemas vacinais de rotina)
Hepatite B - 0 a 29 anos e grupos prioritários.