Uma grande programação de inaugurações e eventos foi montada pela Prefeitura de Afonso Cunha para comemorar ontem (25) os 53 anos de emancipação política da cidade. 
Lideranças políticas municipais, regionais estiveram presentes desde cedo para receber o Secretário de Infra-Estrutura Luis Fernando Silva um das presenças ilustres da festa, que durante o ato representou a governadora do Estado Roseana Sarney-PMDB.

As programações pela manhã foram iniciadas com a execução do Hino Nacional e o hasteamento dos pavilhões e pronunciamrnto das autoridades.
Presidente da Câmara Carlos Magno aproveitou para parabenizar a cidade, elogiou as obras realizadas pela Prefeitura e pediu ao Secretário Luis Fernando o fortalecimento da parceria do Estado com o município. 
O Prefeito de Duque Bacelar Flávio Furtado(PSD) saudou os afonsocunhenses pela passagem da data e destacou o esforço do Prefeito José Leane em sempre buscar melhores condições de vida para o povo, tanto que esse trabalho foi reconhecido através da reeleição do colega. Elogiou a parceria do Estado com a região e enalteceu o compromisso do Secretário Luis Fernando em defender as ações de interesse dos municípios. 

O Secretário de Infra-Estrutura Luis Fernando falou da satisfação de participar das comemorações do aniversário da cidade e agradeceu a presença de todas as autoridades e a população presente. Destacou os avanços do governo do Estado e o esforço da governadora Roseana em melhorar a qualidade de vida dos maranhenses. Falou do trabalho sério do Prefeito José Leane em aplicar os recursos provenientes da parceria com o governo do Estado e falou do sonho da MA-123 que liga Afonso Cunha a Coelho Neto que está se tornando realidade. “O trabalho conjunto do Governo do Estado com a prefeitura garantiu mais ações na cidade. Uma delas é um sonho da população, pois a governadora assinou ordem de serviço para elaboração do projeto da estrada.”, destacou Luis Fernando.

Emocionado o Prefeito de Afonso Cunha José Leane (PMDB), saudou a todos as autoridades presentes e destacou a presença do Secretário Luis Fernando nas comemorações do aniversário da cidade. Fez um balanço das ações do seu governo e das obras que seriam inauguradas. Destacou que a liberação da MA-123 é sem sombra de dúvidas o melhor presente que Afonso Cunha poderia receber no seu aniversário, por ser uma obra há muito tempo esperada. Destacou o apoio da governadora Roseana em atender os pleitos do município e a disponibilidade do Secretário Luis Fernando em priorizar as demandas da cidade. Fez elogios as ajudas recebidas dos deputados federais Professor Sétimo e Chiquinho Escórcio, do Ministro do Turismo Gastão Vieira e do Senador José Sarney. O Prefeito finalizou anunciando a antecipação do salário de todos os professores da rede municipal.

Inaugurações
O secretário Luis Fernando e o prefeito José Leane, acompanhados de prefeitos de municípios vizinhos, secretários municipais, vereadores e lideranças políticas, inauguram quatro quilômetros de asfalto em vias públicas urbanas, a sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar (Semassa). Também foi entregue à população a reforma e ampliação de uma creche. A unidade, que atende crianças de três anos, funciona pela manhã e tarde, de segunda a sexta-feira e um sistema de abastecimento d´agua no povoado Bom Principio/Torrões.

Luis Fernando reafirmou aos gestores municipais que a atual gestão do Governo do Estado está cumprindo o seu compromisso de trabalhar, em parceria com os municípios, na realização de obras e oferta de serviços. O prefeito José Leane definiu a parceria do município com o Governo Estado com de fundamental importância. “A governadora Roseana Sarney tem um grande municipalista em seu governo, que é o secretário Luis Fernando Silva”, frisou.
Estiveram presentes no evento o vice-prefeito Antonio Maria, os prefeitos Flávio Furtado (Duque Bacelar), Sérgio Guanabara (Coelho Neto), Rafael Brasil (Buriti), Ducilene Belezinha (Chapadinha), os Presidentes de Câmara Antonio Pires (Coelho Neto), Carlos Magno (Afonso Cunha), os vereadores Marcos Crispim, Francisca Sandra, Disney Maia, Nó Cego (Afonso Cunha), Expedito Carneiro (Codó), Catulé (Caxias), Raimundinha (Chapadinha), Luiz Ramos e Cará (Coelho Neto).
O deputado federal professor Sétimo , participou da inauguração do sistema de abastecimento do povoado Bom principio /Torrões, que beneficia 30 famílias.