A grande quantidade de animais soltos nas ruas do município de Afonso Cunha, está preocupando a população local. Os bovinos, caprinos e suíno soltos colocam em risco o trânsito, os pedestres e a saúde pública.
Todos os dias, vários animais são flagrados transitando em ruas do município, disputando espaços com pedestres e motoristas. Devido ao alto número de animais soltos, os motociclistas temem a ocorrência de acidentes.

De acordo com uma lei municipal 20 de maio de 1997 que “Dispõe sobre a captura, guarda, remoção e matança de animais apreendidos em vias públicas, bem como o criatório de animais no âmbito urbano e dá outras providencias.”
O Prefeito José Leane já solicitou aos proprietários destes por  meio de som volante o recolhimento dos animais das ruas da cidade. Verificamos nos últimos tempos muitos animais soltos. Eles espalham lixo e fezes pelas ruas. As pessoas ficam expostas aos riscos que são oferecidos por esses animais.
No último dia 05 de março foi expedida a PORTARIA Nº 05/2013 e divulgado em uma moto de som, solicitando os proprietário deste, a retirada dos animais,  mas o problema continua. Veja a PORTARIA.