Os cinco conselheiros tutelares eleitos para a gestão 2012/2015 em Afonso Cunha sãos: Rafael Rocha, Gilda Alves, Edilene Oliveira, Deane Teixeira e Francisco Lopes – tomaram posse em solenidade ocorrida na última quinta-feira (21/06) no auditório do CRAS Conceição Crispim. O evento contou com a presença de autoridades e da população.

O Conselho Tutelar é um órgão público do município, vinculado à Prefeitura e autônomo em suas decisões. É também um órgão não-jurisdicacional, ou seja, é uma entidade pública, com funções jurídico-administrativas, que não integra o Poder Judiciário.
O Conselho Tutelar é composto por membros, eleitos pela comunidade, para acompanharem as crianças e os adolescentes e decidirem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso. Devido ao seu trabalho de fiscalização a todos os entes de proteção (Estado, comunidade e família), o Conselho goza de autonomia funcional, não tendo nenhuma relação de subordinação com qualquer outro órgão do Estado.

Participaram do evento, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Sônia Terezinha, à Secretária executiva Lurdinalva gomes, a Secretária Municipal de Assistência Social Iolandra Pereira.
Os vereadores Zico Bento e Raimundo Grosso representaram a câmara municipal.
O vice-prefeito Antonio Maria Crispim representou o Prefeito José Leane que por motivo superior não pode comparecer na solenidade de posse, mas Por telefone o prefeito falou com exclusividade a nossa reportagem: os Conselheiros têm um desafio pela frente. “O papel de um Conselheiro exige dedicação até mesmo da vida pessoal. Desejamos aos empossados um mandato de muito trabalho com responsabilidade”, frisou JOSÉ LEANE.