Afonso Cunha-MA, Aconteceu hoje 12/06, no auditório do CRAS Conceição Crispim, uma palestra realizada pela equipe regional da AGED-MA/Caxias, (Agência Estadual de Defesa Agropecuária). A Coordenadoria de Inspeção Animal, esteve apresentando o seu "Projeto Maranhão Alimentos Seguros", com o objetivo de garantir para a população do Maranhão, produtos de origem animal com qualidade e segurança e ainda  mostrar os conceitos, vantagens e benefícios da atuação do Serviço de Inspeção Estadual nos estabelecimentos de produtos de origem animal, proporcionando às empresas da área a oportunidade de adesão, registro e consecutivamente a oferta de alimentos seguros à população.

A palestra foi ministrada pela coordenadora de inspeção animal, Dra Allannesa de Araújo (foto acima); "Riscos na aquisição e consumo de alimentos não inspecionados”, e estiveram presentes autoridades municipais, comerciantes, criadores, magarefes e consumidores.

Riscos de Contaminações nos Alimentos

PERIGOS FÍSICOS

PÊLOS, PEDAÇOS DE MADEIRA, VIDRO, PLÁSTICOS, ETC.

 PERIGOS QUÍMICOS

RESÍDUOS DE DETERGENTES, SUBSTÂNCIAS E METAIS TÓXICOS.

 PERIGOS BIOLÓGICOS

CONTAMINAÇÃO POR VÍRUS,BACTÉRIAS E PARASITOS.


 CARIMBO DA INSPEÇÃO

Todo alimento de origem animal deve ser avaliado por algum serviço de inspeção federal, estadual ou municipal e a informação sobre esta inspeção é apresentada nas embalagens. A ausência de tal indicação coloca em dúvida a garantia do produto.

Nome verdadeiro do produto;

Nome da firma responsável;

Natureza do estabelecimento;

Endereço do estabelecimento;

Marca comercial do produto;

Data de fabricação e prazo de validade;

Peso bruto e líquido ou volume.

 HIGIENE

Seja qual for estabelecimento de venda de alimentos, feira, supermercados açougues, têm que estar sempre limpos e organizados. A higiene dos funcionários que manipulam os alimentos é fundamental.

AGÊNCIA ESTADUAL DE DEFESA AGROPECUÁRIA DO MARANHÃO

 UNIDADE REGIONAL DE CAXIAS

Fone: (99)35213017

www.aged.ma.gov.br