Por ESPN.com.br com Agência Gazeta Press

O time carioca tem obrigação de vencer porque um novo tropeço dentro de casa poderia complicar de vez as chances de classificação para a próxima fase da competição


Depois de ser derrotado na estreia da Libertadores 2012, pelo Nacional do Uruguai, o Vasco enfrenta o Alianza Lima, do Peru, nesta terça-feira, às 21h45 (de Brasília), em São Januário, pela segunda rodada do Grupo 5 da Taça Libertadores, liderado pelo Libertad, do Paraguai, com seis pontos ganhos.

O time carioca tem obrigação de vencer porque um novo tropeço dentro de casa poderia complicar de vez as chances de classificação para a próxima fase da competição. A exemplo do Vasco, o Alianza também não pontuou por ter sido derrotado pelo Libertad na primeira rodada do torneio em partida disputada em Assunção.

Para entrar com força total diante dos peruanos, o técnico Cristóvão Borges poupou vários jogadores na partida de sábado contra o Olaria, pela Taça Rio. O Vasco venceu por 2 a 0 e deixou o campo feliz pela recuperação de Éder Luís, que voltou ao time depois de três meses de inatividade e marcou um gol, e triste pela lesão sofrida pelo atacante equatoriano Carlos Tenório, que sofreu rompimento do
tendão de Aquiles e ficará inativo por seis meses.

Tenório havia sido contratado com o objetivo de dar experiência internacional ao time que luta pelo bi da Libertadores, mas agora o clube pretende buscar outro jogador com a mesma bagagem internacional para reforçar o grupo no torneio sul-americano.

O técnico Cristovão ainda não definiu a equipe. Ele confirmou a volta da maioria dos titulares, mas ainda tem algumas dúvidas que só serão esclarecidas momentos antes de a equipe entrar em campo. O zagueiro Rodolfo, que vem sendo muito criticado pelas últimas atuações, pode perder seu lugar para Renato Silva.

No meio campo, o treinador mantém a sua dúvida habitual sobre o aproveitamento ou não de Felipe ao lado de Juninho Pernambucano. A tendência é que Felipe fique no banco e entre no decorrer da partida, situação, que já está irritando o experiente meia que cobrou publicamente de Cristóvão a sua entrada na equipe desde o início. Éder Luís também deve ficar no banco de reservas para ser aproveitado durante o jogo e a dupla de ataque será formada por Willian Barbio e Alecsandro.

Nesta segunda-feira, os jogadores fizeram um treino recreativo em São Januário e Éder Luís foi poupado, participando apenas de trabalho físico. A novidade do treinamento foi a participação do volante Allan, já recuperado de um estiramento na coxa esquerda. Ele deve ficar no banco de reservas.

O Alianza foi goleado pelo Libertad na primeira partida e vem de derrota para o Real Garcilazo na última rodada do Campeonato Peruano, embora tenha atuado com uma equipe composta por vários reservas. O time conta com jogadores uruguaios, paraguaios e colombianos e por ter atletas experientes, o técnico José Soto, que chegou a ter seu cargo ameaçado depois da primeira rodada, acredita em um bom resultado.

O treinador só vai liberar a escalação momentos antes da partida. O zagueiro uruguaio Walter Ibanes confessou estar muito motivado, pois sente um prazer especial de enfrentar times brasileiros e argentinos por causa da grande rivalidade.

Apesar das manifestações otimistas, a delegação peruana desembarcou no Rio de Janeiro tentando esquecer os graves problemas que rondam o clube. O Alianza enfrenta uma grave crise econômica, o que já motivou vários protestos dos atletas, inclusive com o grupo se recusando a participar de treinamentos, o que ocorreu na última sexta-feira.

Um dos destaques da equipe, o colombiano Montaño, entrou na Justiça peruana pedindo rescisão de contrato em razão do atraso de três meses no pagamento dos salários. O jogo diante do Vasco pode significar sua despedida da equipe.

FICHA TÉCNICAVASCO (BRA) x ALIANZA(PER)Local: Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 6 de março de 2012
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Diego Abal (Argentina)
Assistentes: Diego Bonfa e Juan Pablo Belatti(Argentina).