SÃO PAULO - Ter uma dieta balanceada consiste em ingerir os diferentes grupos alimentícios na quantidade certa. Isso ajuda a manter as funções dos órgãos em geral e o peso ideal. Um estudo publicado na edição da última quinta (17) da revista científica “Neuron” mostra também a como a dieta variada atua sobre o cérebro para manter o equilíbrio de energia do corpo.

A chave é uma substância conhecida como orexina ou hipocretina, encontrada em alguns neurônios. Essa substância é um dos principais reguladores que mantêm o corpo desperto, e tem importante atuação também no equilíbrio de energia.

Pesquisas anteriores indicavam que a produção dessa substância era estimulada unicamente pelos açúcares – não só os presentes nos doces, mas também massas, pães e outros alimentos. O estudo atual mostra que os aminoácidos, que formam as proteínas – predominantes nos alimentos de origem animal.

“Nossos dados apoiam a ideia de que os neurônios da orexina/hipocretina estão sob o controle de açúcares e proteínas simultaneamente. O interessante é que, embora os efeitos comportamentais estejam além do escopo do nosso estudo, esse modelo celular é consistente com relatórios que dizem que refeições ricas em proteínas são mais eficazes que as ricas em açúcar para estimular as pessoas”, diz Denis Burdakov, pesquisador da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, um dos autores do estudo.

 Fonte: Imirante.com