Afonso Cunha - Olhares fascinados, atenção redobrada em cada cena, mãos inquietas e alegres sorrisos. dezenas de moradores da zona rural experimentam a sensação de assistir uma projeção de cinema na “telona”. O projeto “Cinema Popular” percorre a zona rural de Afonso Cunha-MA, levando cultura, entretenimento e diversão aos tele-expectadores da zona rural.

O projeto é uma iniciativa do prefeito José Leane em parceria com as secretarias de educação, assistência social  e secretaria de saúde.  As exibições tem atraído um público curioso em descobrir a magia da sétima arte, no próprio lugar onde residem. “O equipamento  proporciona imagem digital e som com qualidade para os tele-expectadores, o que possibilita conhecerem de fato o mundo encantado do cinema”, disse Isaac coordenador de Cultura.

Ontem dia  10/11, o projeto esteve no povoado Feitoria distante 17 Km da sede, onde foi exibido um filme. À exemplo do que aconteceu em outros povoados, as pessoas se emocionaram, riram e conheceram a trajetória do cinema.

Segundo o coordenador Isaac, a idéia nasceu de conversas realizadas com o prefeito e moradores, que seguidamente demonstravam interesse num entretenimento que pudesse englobar todos os moradores rurais, considerando sempre a viabilidade de toda família participar. “Optamos por projeções de filmes em tela grande; sabemos que algumas pessoas ainda não conheciam cinema e o resultado foi muito satisfatório. É emocionante perceber a reação das pessoas com as seqüências das imagens”, frisou Isaac.

O prefeito José Leane demonstrou satisfação com o projeto. “Costumeiramente esperamos do homem do campo o trabalho que abastece nossas mesas. Claro que os lavradores precisam também de entretenimento e optamos a percorrer toda a zona rural com o projeto, que além de diversão traz novas informações, o resgate da auto-estima e motivação para o dia a dia deles”, disse.

No próximo dia 17 de novembro, quinta-feira, o projeto vai estar no povoado Jibóia.