Mesmo com Ronaldinho expulso, Flamengo vence no Ceará e dorme ao lado dos líderes
O Flamengo retomou a sua ascenção no Brasileirão ao vencer o Ceará, por 1 a 0, no estádio Presidente Vargas, neste sábado, pela 30ª rodada. Com um gol de Deivid, o rubro-negro chegou à quarta vitória nos últimos cinco jogos e se igualou em pontos provisoriamente aos líderes Corinthians e Vasco.

O destaque negativo ficou para Ronaldinho Gaúcho, que foi expulso no início do segundo tempo após se desentender com o zagueiro Heleno. Em uma disputa de bola, o jogador do Ceará deu uma tapa no flamenguista, que revidou com um chute. Ambos receberam o cartão vermelho do árbitro André Luis de Freitas. Além dele, Thiago Neves recebeu o terceiro cartão amarelo e também cumprirá suspensão contra o Santos, na próxima rodada.

Com a vitória, o Flamengo agora soma 51 pontos, mesmo número de Corinthians e Vasco, que entram em campo neste domingo contra Cruzeiro e Atlético-MG, respectivamente. Pelo número de vitórias, o Fla fica na terceira colocação na classificação, mas também pode ser ultrapassado nesta rodada por São Paulo e Botafogo.

Já os cearense vivem situação complicada e, estacionados com apenas 32 pontos, podem terminar o domingo na zona de rebaixamento, dependendo de uma combinação de resultados.
O jogo - Quem viu Roger penetrar na área com menos de três minutos e chutar na rede pelo lado de fora imaginava que o Ceará faria uma grande pressão no Flamengo. Porém, no decorrer do primeiro tempo o que aconteceu foi um domínio do Rubro-Negro, mais organizado e, por isso, dono das ações. Tanto que a resposta flamenguista veio logo aos sete minutos, quando Bottinelli chutou sobre o gol após receber passe açucarado de Ronaldinho Gaúcho.

Aos poucos o Flamengo passou a levar perigo ao gol do Ceará. Aos dez minutos Junior Cesar cruzou da esquerda e Thiago Neves cabeceou na trave. Outra grande oportunidade aconteceu aos 28 minutos, quando Deivid foi lançado, se aproveitou de falha da zaga e tentou deslocar o goleiro Fernando Henrique, que fez grande defesa com os pés. Três minutos depois foi a vez que o arqueiro anfitrião salvar sua equipe em uma cobrança de falta de Renato Abreu.

Acuado em seu campo, o Ceará se tornava uma presa fácil para o Flamengo, que por muito pouco não abriu o marcador aos 36 minuts. Junior Cesar cruzou e Alex Silva, mesmo sem goleiro, escorou para fora. De tanto insistir o Rubro-Negro conseguiu abrir o marcador aos 40 minutos. Thiago Neves recebeu de Leonardo Moura pela direita e cruzou para a cabeceçada certeira de Deivid.

Mal o segundo tempo começou e o ficou visível que o jogo começou a ter um clima mais quente. Com cinco minutos Ronaldinho Gaúcho e Heleno foram expulsos após trocarem agressões na lateral do campo.

Com um homem a menos de cada lado, os espaços começaram a aparecer mais. Aos 11 minutos, Roger recebeu na área e girou para a defesa de Felipe. O Flamengo respondeu oito minutos depois em cobrança de falta de Thiago Neves, que Fernando Henrique cedeu escanteio.

Como o Flamengo optou por recuar a partir dos vinte minutos, o ritmo do jogo diminuiu, uma vez que a pouca qualidade do Ceará fazia do time anfitrião improdutivo no ataque. Mesmo assim o Alvinegro assustou aos 33 minutos, quando Washington recebeu cruzamento da direita e cabeceou sobre o travessão, assustando Felipe.

Mesmo atuando de forma mais defensiva, o Flamengo ainda assustava nos contra-ataque. Em um deles, aos 40 minutos, Negueba invadiu a área e chutou à direita de Fernando Henrique. Nos acréscimos ainda teve tempo para Osvaldo ser expulso por tentar simular um pênalti, aumentou o drama da noite cearense.

As duas equipes voltam a campo no próximo domingo. O Ceará visita o Atlético-PR na Arena da Baixada, em Curitiba (PR), às 16h(de Brasília). Um pouco mais tarde, às 18h(de Brasília), o Flamengo recebe o Santos no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ).
 Fonte: Agência Gazeta Press, espn.com.br