Flamengo sofre, mas derrota América-MG e volta a vencer após 10 jogos
Reprodução/ESPN
Foi sofrido, chorado, e com um gol no fim. Mas o Flamengo, enfim, voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. A equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo virou contra o lanterna América-MG, venceu por 2 a 1 e conseguiu triunfar após 10 partidas de jejum na competição.

Os rubro-negros começaram mal a partida e viram o América-MG ir para o intervalo à frente no placar com um gol de Kempes, de pênalti. No entanto, Deivid e Thiago Neves marcaram na etapa final para dar os três pontos para os cariocas.

Na próxima rodada, o Flamengo vai até a capital paulista para encarar o São Paulo, no domingo. Já o América-MG vai jogar no sábado, contra o Palmeiras, no Canindé.


O jogo

O Flamengo começou a partida disposto a acabar com a má fase nos primeiros minutos. Os rubro-negros pressionavam a marcação e buscavam as finalizações. A primeira chance aconteceu aos sete minutos, quando Renato Abreu cobrou falta de longe e a bola passou raspando o travessão de Neneca. Acuados, os visitantes não chegaram perto do gol carioca e erravam muitos passes no meio.

Vendo que o Flamengo não levava muito perigo, o América-MG passou a tentar mais o ataque e em sua primeira chance quase abriu o placar, aos 16 minutos. Kempes arriscou de fora da área e obrigou Felipe a fazer grande defesa. Quatro minutos depois, os mineiros perderam oportunidade incrível. Kempes foi lançado, passou pelo goleiro Felipe e conseguiu tocar para fora.

O Flamengo seguia com muita dificuldade de atacar e viu o América-MG abrir o placar aos 29 minutos. Luciano foi derrubado na área por Bottinelli e o árbitro marcou o pênalti, que foi cobrado com categoria pelo atacante Kempes.

O revés foi sentido pelos rubro-negros, que quase sofreram o segundo quando o goleiro Felipe saiu errado e por pouco não deu a bola para André Dias. O lance fez com que todos no banco de reservas do Flamengo pedissem calma aos jogadores em campo. Os donos da casa só voltaram a assustar aos 35 minutos, quando Bottinelli tocou para Jael, mas o atcante finalizou fraco, nas mãos do goleiro Neneca.

Nos minutos finais, o panorama seguiu o mesmo e o América-MG ainda teve chance de ampliar aos 44 minutos. O volante Amaral cobrou falta no ângulo esquerdo de Felipe, que se esticou todo e espalmou para escanteio. Com isso, os rubro-negros foram para o intervalo sob vaias da torcida no Engenhão.

Após a péssima etapa inicial, o técnico Vanderlei Luxemburgo voltou para o segundo tempo com três alterações: Diego Maurício, Thomás e Deivid entraram nos lugares de Maldinado, Bottinelli e Jael, respectivamente. No entanto, nos minutos iniciais, mesmo tendo mais posse de bola, o Flamengo viu o América-MG ter a primeira boa chance com Sheslon, mas o lateral finalizou por cima do gol de Felipe.

Os donos da casa responderam aos oito minutos quando Leonardo Moura chegou até a linha de fundo e cruzou rasteiro. No entanto, a bola passou no meio da pequena área, na frente de Deivid e Thiago Neves, que não conseguiram chegar a tempo de colocar para a rede. O lance animou os flamenguistas, que chegaram ao empate aos 16, quando leonardo Moura novamente chegou pela direita e cruzou para Deivid cabecear para o gol, sem chance para Neneca.

Depois do empate, o Flamengo passou a dominar amplamente o confronto, mas deixava espaço para os contra-ataques do América-MG. Só que os cariocas buscavam os cruzamentos para área, enquanto que os mineiros não encaixavam os avanços.

Nos minutos finais, o Flamengo seguiu melhor e quase conseguiu o virada aos 41, quando Thiago Neves cobrou falta e obrigou Neneca a se esticar para salvar os mineiros. No entanto, dois minutos depois não teve jeito: após uma série de chutes ao gol, Thiago Neves precisou de duas oportunidades para cabecear e colocar a bola para o fundo da rede para acabar com e jejum de vitórias no Campeonato Brasileiro e dar números finais à partida.