Quinta feira, 15 de setembro de 2011

SÃO PAULO - A Federação Internacional de Futebol (Fifa) em parceria com o Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) fizeram ontem (14) o primeiro treinamento de médicos brasileiros para a Copa do Mundo de Futebol de 2014. O curso, iniciado hoje em São Paulo, será feito também nas demais cidades-sede do mundial.

A Fifa estima que em cada jogo da copa sejam necessárias 150 pessoas da área médica apenas para fazer o atendimento dentro dos estádios. “Estar prontos, com certeza, não estamos. Temos ainda três anos para treinarmos e aprendermos. A nossa realidade hoje é aquém das expectativas que a Fifa tem, mas temos capacidade técnica, profissionais formados, [o problema] é uma questão organizacional”, destacou um dos coordenadores do curso, o médico André Pedrinelli, do Hospital das Clínicas.

De acordo com a Fifa, 60% atendimentos dos postos médicos dos estádios estão relacionados com pessoas que trabalham no evento, como jornalistas, técnicos e seguranças. Por jogo, cerca de 250 atendimentos são prestados. Na copa na África do Sul, em 2010, a maioria das pessoas socorridas foi por problemas gastrointestinais.