Cantora Rita Ribeiro é uma das atrações da programação marcada pela diversidade cultural.

Do Imirante.com

Começa nesta segunda-feira (5) a festa comemorativa pelos 399 anos de fundação de São Luís. O período marcará também o ponto de partida para a celebração dos quatro séculos da capital maranhense. Com o tema: "São Luís 400 anos - a festa começa agora", a Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), preparou uma vasta programação que contemplará ritmos variados para todos os gostos.
As comemorações ocorrem na Praça Maria Aragão até o dia 8 de setembro, sempre a partir das 18 horas, com dias reservados para cada estilo musical e a comercialização de artesanato, comidas e bebidas típicas.
Nesta segunda-feira (05), foi programada a "Noite do Reggae" para comemorar o Dia Municipal do Regueiro, sancionado da pela lei nº 4.102 de 2002, com o objetivo de homenagear os admiradores e seguidores do ritmo. A programação, elaborada juntamente com a Comissão Integrada do Reggae (CIR), contará com a participação da Radiola Naty Nafson, Izinho PQD, Power System, Garotinho Beleza, Star Disco e Urubatan, Banda Guethos, Paulinho Akomabu, Frank Wilir/ Clube do Vinil, Filhos de Jah, Luis Carlos Guerreiro, Levi James, Jorge Black, Grupo De Dança Afro Malungos (Gdam), MegaVibes, Capital Roots, Santy Luis, Nega Glícia, Banda Kazamata, Santa Cruz, Irie Disco, Ery Jamaica, Raiz Tribal e Neto Alves. Neste dia, também será homenageado o deejay Cabeludo que foi um dos responsáveis da introdução e divulgação do reggae e, por 23 anos, ajudou a disseminar as pedras nos paredões das radiolas por todo o Maranhão.
Já no dia 6, terça-feira, a programação homenageará o Dia Municipal do Tambor de Crioula e seus brincantes. Serão 25 grupos de Tambor de Crioula se apresentando por toda a extensão e o entorno da Praça Maria Aragão, além dos shows de Anderson Fayon, Eugênia Miranda e Banda Mákina Du Tempo. Neste dia também a Func e o Conselho Cultural do Tambor de Crioula do Maranhão prestarão homenagem ao mestre Canuto e à coreira Hildener, com a entrega do certificado de Mestre da Cultura Popular, e à superintendente regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogea, com a entrega do certificado de Personalidade da Cultura Popular.
A noite do dia 7, quarta-feira, ficará embalada pela variedade de ritmos com a Noite do Forró, Pagode e Sertanejo, com os grupos Contramão, Vamu Di Samba, Forró Tarado e a dupla Stanley e Caio.
E no dia 8 de setembro (quinta-feira) uma programação especial foi preparada para comemorar os 399 anos de fundação de São Luís. Na abertura, será realizado um Culto Ecumênico. Logo em seguida, sobem ao palco o tenor Roberto Ricardo e a soprano Patrícia Monção, solistas da Banda Sinfônica da Marinha do Brasil, o Coral São João e o Coral Evangélico. A partir das 21h, show com a cantora maranhense Rita Ribeiro.
Para encerrar a noite, ocorrerão, ainda, as apresentações da bateria da Favela do Samba e do bumba meu boi da Pindoba.
Também na quarta-feira, São Luís conhecerá a marca vencedora das comemorações dos 400 anos de São Luís. A votação na marca pode ser realizada através do site www.saoluis400anos2012.com até o dia 6 de setembro.
A decisão de promover a escolha popular da marca foi a forma mais democrática encontrada pelo Comitê Estratégico dos 400 Anos para estimular a participação da população ludovicense. Inúmeras peças, a partir da marca escolhida, serão desenvolvidas, tais como selo comemorativo, medalhas, brindes, etc.
Uma atração especial irá fazer a contagem regressiva para o aniversário de São Luís: o relógio dos 400 anos, que será desenvolvido com base no layout da marca escolhida na votação popular.