Avaliar e propor diretrizes para o aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Este foi o objetivo da IV Conferência Municipal de Assistência Social.

O evento realizado hoje dia 28/07 pela Prefeitura municipal de Afonso Cunha, através da Secretaria de Assistência Social em parceira com os Conselhos Municipais; teve como tema central "consolidar o  (SUAS) e valorizar seus Trabalhadores, e a Qualificação da Gestão dos Serviços, Programas, Projetos e Benefícios".

O local escolhido para a realização da Conferência foi a Escola Gastão Dias Vieira. Estiveram presentes: usuários dos serviços, representantes governamentais, trabalhadores, prestadores de serviço, membros de conselhos existentes no município, entidades de classe, entre outros.

 A presidente do (CMAS) Lindinalva Gomes abriu os trabalhos  com uma palestra sobre o tema central.

Houve debates da IV Conferencia Municipal de Assistência Social, foi aberto pela a secretária Iolandra Pereira que falou sobre a organização e o perfil dos usuários do SUAS em Afonso Cunha. Houve também varias apresentações, do Projeto Resgate da Cidadania.

Depois de lido e aprovado o regimento interno foram formados grupos de discussão que elaboraram questionamentos e propostas em quatro sub-temas: a) Estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no SUAS. b) Reordenamento e qualificação dos serviços socioassistênciais.
c) Fortalecimento da participação e do controle social.
d) Os desafios do SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil.

O prefeito José Leane em seu discurso se mostrou entusiasmado com a participação do público na Conferência, lembrou das primeiras conferências que foi realizado no município, "O que nós buscamos aqui são propostas para consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores, com objetivo também de melhorar a qualidade de vida e diminuir a pobreza em nosso município, através da inclusão social e da capacitação de pessoas usuárias da rede de atendimento", destacou o prefeito.

Ressaltou a importância dos representantes das entidades assistenciais, conselho tutelar, profissionais liberais e a população de uma forma geral, participarem dos debates que são instrumentos democráticos para a elaboração das políticas públicas para o setor e também para direcionar o trabalho assistencial da Prefeitura de Afonso Cunha.

Após a realização das plenárias, os conferencistas formularam documento e elegeram  delegados e  suplentes para a  Conferência Estadual de Assistência Social, a ser realizada ainda este ano em São Luís. Todos os participantes da conferencia local, receberam certificados de participação.

A secretária de assistência social Iolandra Pereira agradeceu a parceria  dos representantes e a participação de todos na IV conferência, após seu discurso foi lido a ata e encerrado a conferência.

SUAS - O Suas foi criado há seis anos para garantir proteção social à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice, por meio de uma rede descentralizada. O programa engloba também a oferta de benefícios assistenciais, prestados a públicos específicos de forma articulada aos serviços, contribuindo para a superação de situações de vulnerabilidade.