Com alegações de Gurgel, desfecho deve acontecer em 2012 (Foto: Reprodução)
Com as alegações finais da acusação apresentadas pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, o julgamento do caso mensalão pode ser extendido até 2012. A partir de agosto, os réus terão 30 dias para apresentar suas últimas defesas.

Após esse processo, o relator do caso no Supremo, o ministro Joaquim Barbosa, começa a elaborar se voto e deve apresentar, em dezembro, uma conclusão.

Roberto Gurgel disse, na última sexta-feira, 08, que espera que o caso seja terminado ainda este ano, mas Joaquim Barbosa já afirmou que o desfecho do mensalão só deve sair em 2012. Entretanto, Barbosa também já manifestou interesse em acelerar os trâmites internos.

O ministro está de licença médica, por uma cirurgia no quadril, e ainda não analisou as alegações do chefe do Ministério Público Federal e que isso só deve acontecer em agosto. Concluído o voto do relator, o ministro revisor Ricardo Lewandowski, precisa elaborar o seu, que não tem prazo certo.

Seja qual for a data, o julgamento deve ser um dos mais extensos da história do Supremo. O advogado de cada réu tem direito a uma hora de sustentação oral. Além disso, ainda existe o tempo de exposição do procurador-geral, de cerca de uma hora, e as manifestações dos ministros.

Fonte: