Os eleitores do município de Luzilândia, a 234 km de Teresina, voltam às urnas neste domingo (24) para eleger seu novo prefeito. A eleição suplementar, que se iniciou às 8 horas, segue tranquila, por enquanto. A cidade tem 18.533 eleitores, dentre seus 24 mil habitantes.

Cidade da região Norte Piauiense, distante Teve sua emancipação política em 1870, está 30m acima do nível do mar e em 2007 o IBGE estima a sua população em 24.323 habitantes. O clima é quente e úmido com precipitação média anual de 1.615mm. Sua padroeira é Santa Luzia.

O município é o 18º a passar por eleições suplementares para escolha de novos gestores após a cassação dos prefeitos eleitos em 2008. Disputam o pleito os candidatos: Ismar Marques Filho (PSB) e Alberto Carvalho (PTB).

Ismar Filho, da coligação "Unir para Reconstuir Luzilândia", votou na Unidade Escolar João Carvalho, no bairro São Domingos, logo após ter ido à missa na Igreja de Santa Luzia.

O pai dele e deputado estadual Ismar Marques (PSB) também já votou na manhã de hoje, na Unidade Escolar Sete de Setembro.

Ismar Marques Filho (Reprodução Google)

Alberto Carvalho (Reprodução Google)

O candidato Alberto Carvalho (PTB), da chapa "Continuando a força do povo", deve votar logo mais.  

A eleição suplementar se deve à cassação da prefeita eleita em 2008, Janaína Marques (PTB), acusada de mandato itinerante. A prefeita afastada havia exercido dois mandatos em Joca Marques, cidade circunvizinha à Luzilândia, onde ela exercia o quarto mandato consecutivo.

De acordo com o juiz João Batista Silva Dias, titular da comarca de Luzilândia, 80 urnas, distribuídas em 62 seções, foram disponibilizadas pela Justiça Eleitoral para a realização do pleito.

Em alguns locais de votação, houve problemas pontuais, como falta de mesários e erros na programação de urnas eletrônicas, mas já foram corrigidos. Apesar de o Tribunal Superior Eleitoral ter negado pedido de reforça de tropas federais, a Polícia Militar encaminhou 90 homens para garantir a segurança da votação.

A previsão é de que o resultado seja divulgado até as 18 horas.

Fonte: Com informações dos portais Luzilandiaonline e Luzilandia.com