Caminhada do primeiro título do Mundial começa contra a Austrália
A seleção brasileira entra em campo pela primeira vez nesta Copa do Mundo diante das australianas, nesta quarta-feira, às 13h15

A seleção brasileira de futebol feminino participou de todas as seis edições da Copa do Mundo até aqui. E, apesar de ter chegado muito perto em 2007, com o vice-campeonato, Marta e suas companheiras nunca conseguiram conquistar o ouro na competição. Para mudar essa história, as meninas do técnico Kleiton Lima entram em campo nesta quarta-feira para a estreia do torneio de 2011, contra a Austrália, às 13h15 (Brasília), no estádio Borussia Park, em Monchengladbach (ALE).

A delegação verde-amarela realizou seu primeiro treino em solo alemão no último sábado. Nesta terça-feira, após o treino de reconhecimento do gramado no Borussia Park, o técnico Kleiton Lima divulgou o time que vai a campo nesta quarta: Andreia Suntaque; Aline Pellegrino, Erika e Daiane; Fabiana, Ester, Formiga e Maurine; Rosana, Marta e Cristiane.

Considerada melhor jogadora do mundo por cinco vezes, Marta tem presença certa no ataque brasileiro. A camisa 10 da seleção esteve presente na equipe que conquistou três medalhas de prata nos últimos sete anos (duas em Olimpíadas e uma no Mundial de 2007), já soma 76 gols em 69 jogos internacionais, e não vê a hora de conquistar o primeiro ouro do Brasil. A dupla de ataque de Marta será Cristiane, outro destaque da seleção, considerada a quarta melhor jogadora do mundo em 2009.

O técnico Kleiton Lima está confiante em relação ao primeiro título, mas prefere ser cauteloso. Ciente de que a bicampeã mundial e anfitriã Alemanha é a principal adversária, ele adota um discurso imediatista e considera a Austrália o rival mais difícil do momento.

Enquanto a seleção brasileira mescla jogadoras mais experientes, como a meio-campista Formiga, prestes a disputar seu nono torneio oficial da Fifa, com outras novatas, a Austrália tem a terceira seleção mais jovem da competição. O técnico Tom Sermanni irá escalar a lateral direita do Sidney FC, Caitlin Foord, de apenas 16 anos, como titular e uma das responsabilidades da jovem jogadora será marcar a melhor do mundo, Marta.

"Ela e Tameka Butt (volante) vão jogar nesta área e têm o ritmo e a mobilidade para lidar com Marta. Não antecipei o crescimento que ela (Foord) teve, tanto fisicamente quanto esportivamente. Há 12 meses, poderia jogá-la longe com um sopro. Sempre que você escolhe jogadoras inexperientes, há um nível de risco", admitiu.

Na história do duelo entre as duas equipes, nenhum empate: o Brasil venceu cinco vezes e perdeu três.


FICHA TÉCNICABRASIL X AUSTRÁLIA

Local:
Estádio Borussia Park, em Monchengladbach (ALE)
Data: 28 de junho de 2011
Horário: 13h15 (Brasília)
Árbitro: Jenny Palmqvist (SUE)
Assistentes: Anna Nystrom (SUE) e Helen Karo (SUE)

BRASIL: Bárbara; Aline Pellegrino, Renata Costa, Érika e Fabiana; Francielle, Ester, Rosana e Bia; Cristiane e Marta
Técnico: Kleiton Lima

AUSTRÁLIA: Melissa BarbierI; Caitlin Foord, Servet Uzunlar, Kim Carroll e Elise Kellond-Knight; Tameka Butt, Emily van Egmond, Collette McCallum e Heather Garriock; Kyah Simon e Lisa De Vanna
Técnico: Tom Sermanni