imirante.com
Sua conta de luz está alta? Você precisa se organizar na economia de energia? Comece pelo seu computador. Veja as possibilidades de como economizar energia ao utilizar o equipamento.

Laptop

Dê preferência ao laptop, que consome menos energia que o desktop. O laptop é produzido para consumir o mínimo de energia possível para que a bateria dure mais. Com isso, mesmo que esteja ligado à rede elétrica, seu consumo é menor que o do desktop.

2 - Monitor

O monitor de LCD também consome menos energia que o antigo monitor de tubo de imagem. Se seu monitor antigo quebrar, compre um novo do tipo LCD e recupere o investimento em economia de energia.

3 - Filtro de linha

Use um filtro de linha (régua de energia) para ligar o processador, o monitor e outros acessórios do computador. O uso do plugue de tomada do tipo benjamin leva ao desperdício de energia.

4 - Modo de espera

Programe o monitor para entrar em modo de espera (sleep) depois de alguns minutos sem ser utilizado. Acesse este recurso clicando em “Meu Computador/Painel de Controle/Vídeo”. Também é possível programar o monitor para desligar depois de certo tempo de inatividade.

5 - Brilho e download

Procure usar a graduação de brilho do monitor no menor nível possível. Desligue o monitor ao fazer o download de arquivos pesados, como filmes.

6 - Ausência

Desligue o computador ao se ausentar por mais de meia hora. Caso o computador vá ficar menos de meia hora sem uso, coloque o processador em modo de espera (sleep) em vez de desligar e ligar o equipamento de novo.

7 - Acessórios

Se o computador estiver em uso, não deixe acessórios como a impressora ligados sem necessidade.

8 - Banda larga

Deixe o modem de banda larga ligado apenas quando o computador estiver em uso.