Há mil anos um papa da Igreja Católica não beatificava seu antecessor


Diante de mais de um milhão de pessoas, o Papa Bento XVI beatificou seu antecessor, João Paulo II, neste domingo, 01, em Roma. A cerimônia iniciou-se às 10 horas do horário local, e contou com a presença do papa e outros 800 sacerdotes. Bento XVI, com vestimentas, cálice e mitra usados nos últimos anos de pontificado de João Paulo II, abriu a cerimônia com uma saudação em latim. A Rádio Vaticano traduziu simultaneamente em espanhol, francês, português, inglês, alemão e polonês.
Um cardeal, então, leu um texto sobre a vida do pontífice, destacando suas virtudes, dotes intelectuais, morais e esperituais. Um retrato de João Paulo II foi então descerrado, e, a partir deste momento, o predecessor de Bento XVI tornou-se beato. A beatificação é o processo anterior à canonização, concedida em tempo recorde.
O dia 22 de outubro foi escolhido para sua veneração, por ser o dia da primeira missa de seu pontificado. A freira francesa, irmã Marie Simon-Pierre Normand, curada do mal de Parkinson – mesma doença degenerativa que o papa polonês possuía – e tida como primeira graça de João Paulo II, levou ao altar uma ampola contendo seu sangue. Uma outra religiosa que o acompanhou durante o papado levou algumas de suas relíquias.
Desde as primeiras horas da madrugada, ilhares de fiéis ocupavam a Praça de São Pedro à espera da cerimônia. Após a beatificação, muitos aplausos e gritos de “Santo súbito” foram ouvidos. Durante toda a cerimônia a praça ficou repleta de fieis que exibiam bandeiras de muitos países, entre elas a polonesa e a brasileira.
A beatificação de João Paulo II é um evento histórico, já que nos últimos mil anos a Igreja Católica nenhum papa proclamou seu antecessor como beato. De acordo com Giuseppe Pecoraro, ainda é uma das maiores da história da Igreja, já que mais de um milhão de pessoas foram às ruas acompanhá-la.O primeiro papa polonês faleceu em 2 de abril de 2005, aos 84 anos, após 27 anos de papado.