G1. com

O ex-tesoureiro foi expulso da legenda em 2005 no auge do escândalo do mensalão. Na carta entregue à direção do PT, Delúbio pede sua refiliação. Diz que nunca procurou outro partido e que mesmo fora, sempre se sentiu um petista.
 
Entra e sai na sede do diretório nacional do PT, em Brasília. Preparativos para a reunião desta sexta e sábado. O assunto mais polêmico da pauta é a volta ao partido de Delúbio Soares.
O ex-tesoureiro foi expulso da legenda em 2005 no auge do escândalo conhecido como mensalão, em que parlamentares, segundo denúncia do Ministério Público, eram pagos para votar a favor de projetos do governo Lula. Delúbio foi acusado de ser um dos principais operadores do esquema.
Na época, disse que usou "dinheiro não contabilizado" para pagar despesas do PT por meio de empréstimos do publicitário Marcos Valério.
Delúbio Soares é um dos 38 réus do processo que deve ser julgado este ano pelo Supremo Tribunal Federal. Na carta entregue à direção do PT, Delúbio pede sua refiliação. Diz que nunca procurou outro partido e que mesmo fora, sempre se sentiu um petista de formação e coração.
O retorno ao PT foi tentado em 2009, mas Delúbio desistiu do pedido. Agora, a volta é dada como certa pelos petistas. "Há uma maioria para aceitar o Delúbio de volta no PT em função de que cometeu erros, pagou por esses erros e que não pode, não existe prisão perpétua", fala Jilmar Tatto (PT/SP).
Para o líder do PT no Senado, Humberto Costa, até que se prove o contrário, Delúbio Soares é inocente, mas faz uma ressalva. “Já disse que pessoalmente eu acho que esse não seria o melhor momento, tanto para o partido quanto pra ele", declara Costa.