O lava pratos da Cidade de Afonso Cunha, realizado ontem, 12/03/ superou  as expectativas. Segundo os organizadores apesar das estradas não ofereceram boas condições de tráfego, mas os foliões das Cidades vizinhas como Duque Bacelar, Buriti, Aldeias Altas, Chapadinha, Codó, Coelho Neto, e tantas outras cidades estivera através dos foliões  no carnaval fora de época de Afonso Cunha.
O Lava Pratos, já é um evento que faz parte do calendário festivos do Município, e que no próximo ano, será dois dias e com outras atrações de renome nacional, como a banda forró na veia, que tocou ontem, mostrando um repertório  que a galera jamais esquecerá.

Os turistas de varias regiões do Maranhão, brincaram e curtiram ao som das varias atrações como: a Banda Record que é de casa, os Karaê, a Banda Virtual e o Forró na Veia, que deixou um gostinho de quero mais. Os Karaê gravaram um DVD durante a sua apresentação na Praínha.

O prefeito José Leane, com todo o seu secretariado inclusive, o da pasta de Cultura e turismo, Milton Bastos,Organizaram o grande carnaval fora de época que esteve na altura e no gosto dos foliões. A cidade de Afonso Cunha, com o Lava Pratos está na rota do turismo do Maranhão.