SANTA QUITÉRIA
POR WELLINGTON RABELLO
Mais dois assaltantes de banco foram mortos, no Maranhão, durante confronto com a polícia. Na manhã de ontem, uma dupla que integrava a quadrilha que assaltou a agência do Bradesco, no município de Santa Quitéria, morreu ao trocar tiros com homens do Grupo Tático Aéreo (GTA), com policiais civis e militares da região.
O assalto ao banco de Santa Quitéria aconteceu na manhã da última quinta-feira, 3, e durante a ação os criminosos fizeram alguns clientes como reféns, levando todo o dinheiro que estava depositado na agência. Logo após, a quadrilha fugiu em direção ao município de Brejo, usando uma van.
Segundo o secretário estadual de Segurança, Aluísio Mendes, desde o dia do assalto o GTA foi acionado e se juntou com as polícias Civil e Militar da região para a realização de buscas a fim de localizar e prender os membros da quadrilha. Aluísio Mendes disse que foram quatro dias de perseguição, até que no domingo à noite os policiais souberam que os integrantes do bando estavam em uma fazenda, entre Chapadinha e Santa Quitéria.
Ontem pela manhã, como afirmou o secretário, os assaltantes estavam se deslocando em direção à BR-222, numa tentativa de fugir, quando foram cercados pelos policiais em uma área de floresta. Ao ser dada a voz de prisão, os criminosos reagiram e dois acabaram mortos durante a troca de tiros.
Os dois assaltantes mortos foram trazidos para São Luís, no helicóptero do GTA, e chegaram à capital maranhense no início da noite. Aluísio Mendes informou que eles ainda não tinham sido identificados por não estarem portando documentos, mas que seriam irmãos, naturais de Buriticupu e residiriam na cidade de Santa Inês.
A quadrilha completa, de acordo com o secretário, era formada por cinco homens, sendo que um foi capturado no mesmo dia do assalto e um conseguiu fugir. O preso seria conhecido pelo apelido de “Canhão” e ainda não teve o nome verdadeiro revelado, mas seria um assaltante bastante conhecido no Maranhão, Pará e Tocantins.
Já os três localizados ontem, segundo Aluísio Mendes, foram os que fugiram na van com os reféns. Além dos dois mortos, o terceiro homem foi baleado e conseguiu fugir, mas a polícia mantém as buscas para localizá-lo.
Mais um morto em Pirapemas – No último sábado, 5, foi encontrado em um matagal, próximo do município de Cantanhede, o corpo de mais um membro da quadrilha que assaltou a agência dos Correios de Pirapemas. Identificado apenas como “Índio, o homem foi o quarto bandido baleado durante o confronto entre o bando e policiais da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), no início da noite de quinta-feira, 3.
O secretário Aluísio Mendes contou que, junto com o assaltante, foi encontrada uma escopeta, calibre 12, além de uma pequena quantia em dinheiro. Durante a troca de tiros morreram Maurício Ribeiro da Silva, 22 anos, morador do Sacavém; Maurício Silva Costa, 29 anos, residente em Santa Inês; e Aldivan Pedro Moraes Gomes Júnior, o “Júnior do Sacavém”, 23 anos, que morava no Residencial Paraíso – área da Vila Embratel.