Estados da região temem ser afetados pelos cortes no orçamento

Governadores do Nordeste querem garantias de que o corte de R$ 50 bilhões no Orçamento de 2011 não afetará investimentos do governo federal na região. Dilma Rousseff participará na próxima segunda-feira (21) do 12º Encontro de Governadores do Nordeste, em Aracaju (SE). Nas eleições de outubro, a presidente recebeu 18,4 milhões de votos no segundo turno, mais que o dobro do obtido pelo candidato adversário, José Serra (PSDB), nos estados da região.
Segundo o governador de Sergipe, Marcelo Déda, é essencial para a região a preservação de projetos de infraestrutura, como a ferrovia Transnordestina, modernização de rodovias e interiorização de universidades federais.
“Existe muita preocupação com o corte. É uma ansiedade que habita os corações de todos os governadores. Não sabemos o efeito desse corte nos projetos do governo no Nordeste. É preciso discutir onde será aplicado o contingenciamento”, afirmou o governador, ao G1.
Outra questão que deve ser levantada durante o encontro com a presidente é a criação da Contribuição Social para a Saúde (CSS). O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), defendeu o projeto e a regulamentação da Emenda 29, que estabelece um valor mínimo de repasses da União para saúde. “Isso é muito importante, não só para o Nordeste como para o custeio da saúde no Brasil”, disse Cid Gomes.
Segundo ele, a União reduziu os repasses para a saúde, enquanto a responsabilidade dos estados com o atendimento à população aumentou. “É preciso elevar os recursos federais no custeio da saúde. Eu defendo a regulamentação da Emenda 29 e a CSS. A saúde é um dos maiores problemas do Brasil, que só será resolvido se houver gestão e financiamento”.
O governador Marcelo Déda disse que a presidente tem um “compromisso” com a população nordestina.
“O tratamento prioritário da Dilma à região Nordeste é uma promessa dela e do presidente Lula durante a campanha, e o Nordeste respondeu a essa colocação de maneira extraordinária. É mais do que uma promessa, é um compromisso”, afirmou.
Para Cid Gomes, Dilma é “grata” pelo apoio do Nordeste nas eleições. “Pesa o fato de que foi o Nordeste que mais a apoiou nas eleições. Existe uma gratidão”, afirmou. Ele ressaltou ainda que para cumprir a meta assumida por Dilma de erradicação da pobreza, é preciso investir no Nordeste. “O primeiro lugar da pobreza está no Nordeste”, disse.
O encontro de governadores com Dilma contará com a participação dos governadores da Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Ceará, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia e Minas Gerais. Apesar de Minas fazer parte da região Sudeste, o governador do estado, Antonio Anastasia (PSDB), estará presente porque o norte mineiro tem características geográficas semelhantes às do Nordeste.
Os governadores devem também abordar a distribuição dos royalties do pré-sal. O Nordeste quer mudar a regra segundo a qual os estados produtores são os únicos a receber royalties. “Em relação ao pré-sal, é preciso trabalhar com a compreensão de que é uma riqueza imensa, cujo papel é contribuir para o desenvolvimento social do Brasil. Não dá para manter regras antigas para uma realidade nova”, defendeu Marcelo Déda.